As Confusões de Zé Dirceu

Por João Pedro Souza Matos

O Ministro-chefe da Casa Civil, o Sr. Zé Dirceu publicou um texto em seu blog recentemente*

O 1° erro do ministro foi achar que o LIBER se baseia nas idéias da direita americana, nada mais falso, a direita americana defende o neoconservadorismo, uma política externa bélica em que os USA são a policia do mundo, para começar essas idéias são contrarias aos mais básicos princípios libertários de não iniciação de agressão, todo libertário reconhece que é uma injustiça tributar o cidadão para impor vaidosamente e totalitariamente um regime em outros países.

Muitos ideais da direita americana são profundamente antilibertários, a proibição estatal do casamento gay, leis proibindo o aborto, antilaicismo, defesa de alguns conservadores americanos a proibição da pornografia, tudo isso é contrario aos mais básicos princípios libertários de autopropriedade, o Ministro desinforma seus leitores quando diz que o LIBER segue o exemplo de novos conservadores americanos e que o LIBER é copia Xerox de tais ideologias, o LIBER é de outra corrente filosófica.
Outra desinformação muito grande que o Ministro cometeu foi afirmar que o PSDB defende o estado mínimo, o PSDB é um partido social democrata, estatista e keynesiano, nada no programa tucano indica proximidade com o Libertarianismo** A própria presidente Dilma reconhece que PT e PSDB não tem diferenças ideológicas***
Depois o ministro passou a caluniar o LIBER ao afirmar que os libertários são adeptos do populismo, do fisiologismo e do patrimonialismo.

Não há mentira maior, o LIBER ao contrario do partido do ministro é contra que o aparelho de coerção do estado seja usado para beneficiar alguns grupos às expensas dos outros.
Ninguém que esteja minimamente informado dirá que o LIBER é adepto do Fisiologismo, o LIBER é totalmente contrario que use o poder do estado para troca de favores como acontece atualmente com loteamento de ministérios e acordos com empreiteiras, o LIBER defende que tal poder seja tirado do estado, nós ao contrario da maioria dos políticos que infelizmente trabalham em Brasília, não compactuamos com esse tipo de comportamento.

Acusar o LIBER de Patrimonialismo é uma acusação extremamente descabida, o LIBER defende a diminuição do poder do estado, logo não pode ser considerado que haveria um estado patrimonialista como o de atualmente já que tal poder seria retirado, o patrimonialismo é totalmente incompatível com os valores libertários.

*http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&&id=14796&Itemid=2
** Como o Ministro Dirceu sem duvida sabe, a social democracia era uma vertente do socialismo que defende que o socialismo não deve ser alcançado por meios revolucionários e violentos, e sim de forma gradual e democrática.
***http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/1/13/dilma-diz-que-diferencas-com-oposicao-sao-so-eleitorais

About The Author

No Comments