Esse ensaio representa a fase inicial de um estudo mais amplo o qual apresentará os prospectos de um modelo analítico da estrutura e dinâmica do sistema de capitalismo de Estado de acordo com sua evolução histórica nos EUA. O modelo tentará sintetizar os insights teóricos da economia Austríaca e análise crítica concreta histórica e sociológica do status quo de ambas Velha Direita (Old Right) e Nova Esquerda (New Left).

Esse ensaio inicial foca em dois problemas relacionados: a identificação de um lócus chave de tomada de decisões no âmbito do sistema de capitalismo de Estado e a apresentação de um prospecto de características estruturais mais amplas desse sistema. Esse ensaio em particular oferece um modelo do sistema altamente estrutural, estático, e nosso trabalho subseqüente nesse campo se focará numa descrição dos processos dinâmicos relacionados à evolução daquele. Esse trabalho posterior irá envolver uma aplicação sistemática da teoria Misesiana do intervencionismo e da teoria Austríaca dos ciclos econômicos numa tentativa de compreender como e porque o sistema de capitalismo de Estado se desenvolve com o tempo. O mais importante, essa análise posterior irá reforçar nossa afirmação, um tanto quanto arbitrária a esta altura, de que o sistema capitalista de Estado é caracterizado por instabilidade inerente.

Tendo em vista o amplo escopo dos problemas abrangidos, a análise que agora se segue será muito resumida, tocando apenas na linha básica de argumentação, e os detalhes terão que ser fornecidos em estudos mais longos que seguirão o presente.

A versão original desse ensaio foi apresentada na ?Second Libertarian Scholars Conference?, Outubro de 1974, Nova Iorque.


Anarquia Cotidiana

Stefan Molyneux

Clique aqui para ler

As Engrenagens da Liberdade

David D. Friedman

Clique aqui para ler

Teoria do Caos

Robert P. Murphy

Clique aqui para ler

Vícios não são crimes

Lysander Spooner

Clique aqui para ler