Publicado em 22 de fevereiro de 2013 | por Michael Munger

O que os preços sabem que você não sabe?

Se você quer fazer um bem para o mundo, o Prof. Michael Munger tem um conselho: respeite o sistema de preços. Ele compara preços a um gênio que sabe tudo no mundo e diz exatamente que bens e serviços a humanidade mais precisa.

Ele conta a história de dois hipotéticos fazendeiros. Um ignora o sistema de preços e tenta plantar o que o mundo mais precisa. Sufocado pela quantidade de complexidade das estatísticas necessárias para compreender qual cultura é mais necessária, ele acaba por falhar. O outro fazendeiro é egoísta e voltado para o lucro. Ele não entende que o alto preço da soja reflete maior demanda por um novo produto asiático baseado na soja. Ele apenas quer ganhar dinheiro. Mas, ao escutar o sistema de preços, ele produz exatamente o que o mundo precisa mais.

Transcrição e sincronização de Juliano Torres.
Tradução de Jeová Costa.
Revisão de Matheus Pacini.

Original

Portal Libertarianismo: “Evoluindo Ideias e Indivíduos.”

 


Sobre o autor

Michael Munger

Michael Munger é um economista, cientista político, ex-candidato americano a governador da carolina do norte e ex-presidente do departamento de ciência política na Duke University , onde ele continua a ensinar a ciência política, a política pública e economia. Um escritor prolífico, ja publicou papers na "American Political Science Review", "American Political Science Review", "American Journal of Political Science", e no "Journal of Politics", além de ser autor do livro "Analyzing Policy: Choices, Conflicts, and Practices" que é agora um padrão de trabalho no campo da análise política.



Voltar ao Topo ↑