Publicado em 18 de janeiro de 2013 | por Diana Thomas

Por que tem milho na sua coca?

A Coca-Cola é feita com xarope de milho, e não de um verdadeiro açúcar. Por quê? De acordo com a professora Diana Thomas, parte da razão são as políticas do governo que aumentam artificialmente o preço do açúcar.

Embora essas políticas governamentais custem aos americanos aproximadamente 3 bilhões do dólares por ano, a lei permanece. A lei beneficia um grupo de pessoas (produtores) à custa de outro grupo (consumidores). Mas por causa do custo de cada americano sem bem pequeno, o americano médio não tem incentivos de combater os lobistas que lutam para manter a lei.

Esse fenômeno é conhecido como “custos dispersos e benefícios concentrados”, e ele se aplica para vários casos quando as leis aprovadas beneficiam um pequeno grupo de pessoas. Profa. Thomas diz que a única forma de impedir ou acabar com essas práticas é limitar o poder do governo.

Transcrição e tradução de Fabrício Akio.
Revisão e sincronização de Juliano Torres.

Original

Portal Libertarianismo: “Evoluindo Ideias e Indivíduos.”


Sobre o autor

Diana Thomas

É professora de economia na Jon M. Huntsman School of Business na Universidade de Utah. Desenvolve pesquisas na área da Escolha Pública e Escola Austríaca. Atualmente dá aulas de Economia Internacional. Seu site é: http://www.dianawthomas.com/



Voltar ao Topo ↑