Publicado em 5 de janeiro de 2015 | por James Otteson

A liberdade individual prejudica o coletivo?

Para ativar as legendas, clique no botão esquerdo ao lado da engrenagem.

A liberdade individual prejudica a comunidade? Alguns acham que sim. O professor de filosofia James Otteson explica que algumas pessoas se preocupam que a liberdade individual pode acabar com a moral de uma comunidade, enquanto outros acham que ela vai fazer com que os indivíduos negligenciem os mais vulneráveis em uma comunidade, como os pobres.

Mas Otteson alerta para esse tipo pensamento por várias razões. Como ele explica, se livrar da liberdade individual é abandonar a liberdade de associação, o que interfere não só na autonomia, mas na criação e fortalecimento das comunidades. Enquanto que a liberdade de associação significa que algumas pessoas irão fazer escolhas que nós não gostamos, e que certas comunidades irão acabar com o tempo, ela também permite a criação de novas e diferente comunidades que terão membros livres para entrarem e saírem delas.

Transcrição e sincronização de Juliano Torres
Tradução de Daniel Coutinho
Revisão de Matheus Pacini

Original

Portal Libertarianismo: “Evoluindo Ideias e Indivíduos.”


Sobre o autor

James Otteson

Dr. James R. Otteson se graduou na Universidade de Notre Drame e conquistou o seu doutrado na Universidade de Chicago. É especialista em história da filosofia moderna, filosofia política, e a história da filosofia econômica.



Voltar ao Topo ↑