Publicado em 2 de setembro de 2013 | por Art Carden

Especialização e trocas

O Professor Carden consegue aparar seu gramado, construir uma cerca, e instalar uma torneira, tudo ao mesmo tempo. Como? Ele emprega outras pessoas para fazer o trabalho pra ele. Ele usa o dinheiro que adquire fazendo o que sabe fazer melhor e paga pessoas para fazer esses trabalhos para ele porque são o que eles se especializaram em fazer. Esse é um exemplo de especialização através do comércio.

Neste exemplo, O Professor Carden sai ganhando porque ele tem mais tempo pra fazer o que sabe melhor ou mais tempo livre para fazer coisas de que gosta. As pessoas que ele paga saem ganhando porque podem ganhar dinheiro para fazer o trabalho que fazem melhor. Todo mundo ganha. Isso demonstra parte da lógica por trás de um princípio crucial da economia: comércio gera riqueza. De que forma o comércio beneficiou você? Você consegue identificar áreas na sua vida em que o comércio o deixou mais rico do que seria de outra forma? Quais são elas?

Transcrição de Juliano Torres
Tradução de Luiz Rodrigo Silva de Souza
Revisão e sincronização de Miguel Serra

Original

Portal Libertarianismo: “Evoluindo Ideias e Indivíduos.”


Sobre o autor

Art Carden

Art Carden é professor-assistente de economia e finanças no Rhode Island College em Memphis, Tenessee, além de ser membro adjunto do Independent Institute, localizado em Oakland, Califórnia. Seus papers podem ser encontrados na sua página no Social Science Research Network. Ele também escreve regularmente nos blogs Division of Labour e The Beacon.



Voltar ao Topo ↑