Publicado em 13 de outubro de 2014 | por Reason Magazine

Como criar uma cidade em Honduras – Cidadãos como acionistas

Para ativar as legendas, clique no botão esquerdo ao lado da engrenagem.

Honduras é um dos países mais pobres da América Latina. Possui a maior taxa de homicídios do mundo, quase o dobro dos indicadores do próximo colocado. É um lugar devastado pelo tráfico de drogas e flagelado pela instabilidade política. Um lugar onde o exército recentemente depôs o presidente após ele ter começado a explorar suas opções para reescrever a constituição e estender seu próprio mandato.

Mas uma nova ideia está para ser testada em Honduras.

Alguns chamam de Cidade Startup ou Cidade Livre, outras de Zona Leap, na lei hondurenha é conhecida como ZEDE. São zonas politicamente autônomas, administradas pela iniciativa privada que os seus apoiadores acreditam que podem mudar não só Honduras, mas todo o mundo em desenvolvimento.

Em “Cidadãos como acionistas”, o episódio final da série em quatro partes, empreendedores por trás de uma companhia chamada Elevator Cities compartilham sua visão do que eles esperam que irá acontecer numa das primeiras ZEDEs de Honduras. O plano deles inclui segurança privada, votações baseada em ações que os residentes poderão ganhar ao abrir um negócio ou comprando terras dentro da zona, e a implementação de um sistema de arbitragem completamente automatizado.
Transcrição e tradução de Matheus Pacini
Sincronização de Ivanildo Terceiro

Original:

Portal Libertarianismo: “Evoluindo Ideias e Indivíduos.”
www.libertarianismo.org


Sobre o autor

Reason Magazine

Reason é uma revista libertária publicada pela Reason Foundation. Com uma circulação de cerca de 50.000 exemplares, foi eleita uma das melhores revistas dos EUA pela Chicago Tribune.



Voltar ao Topo ↑