Publicado em 5 de maio de 2014 | por Deirdre N. McCloskey

Por que 99% da riqueza do mundo veio em 1% da história?

Para ativar as legendas, clique no botão esquerdo ao lado da engrenagem.

Através da história do mundo, o habitante comum da Terra era extremamente pobre: sobreviviam com equivalente a três dólares por dia.
Isso foi verdade até 1800, nesse momento os salários médios – e os padrões de vida – começaram a aumentar dramaticamente. A Prof. Deirdre McCloskey explica como esse aumento incrível na riqueza ocorreu.

A causa do crescimento econômico nos últimos anos pode lhe surpreender. Não foi exploração, ou investimento, mas sim a Inovação – novas ideias, novas invenções, maquinaria, matérias-primas, estruturas organizacionais – lubrificaram o boom econômico.

Prof. McCloskey explica como mudanças na Holanda e na Inglaterra nos 1600s e 1700s abriram a porta para que a inovação pudesse surgir – iniciando o crescimento que continua a nos beneficiar até hoje.

Transcrição e tradução de Leonardo T. Brown
Sincronização de Felipe Alessandro André

Original

Portal Libertarianismo: “Evoluindo Ideias e Indivíduos.”


Sobre o autor

Deirdre N. McCloskey

Deirdre McCloskey é professora de economia, história, Inglês, e comunicação na Universidade de Illinois em Chicago. Extremamente conhecida por ser uma ótima economista, historiadora, dotada de uma boa retórica já escreveu 16 livros e publicou 400 artigos, que vão desde dos aspectos técnicos da economia passando por estatísticas, defesa dos transgêneros, ética e as virtudes burgues. Seu último, Bourgeois Dignity: Why Economics Can't Explain the Modern World, é o segundo de uma série de quatro sobre a Era Burguesa.



Voltar ao Topo ↑