Publicado em 25 de agosto de 2014 | por Reason Magazine and Nick Gillespie

5 Fatos sobre Armas, Escolas e Violência

Para ativar as legendas, clique no botão esquerdo ao lado da engrenagem.

Descrição: Na esteira do horrível tiroteio que ocorreu na escola primária de Sandy Hook em Newton, Connecticut, o vice-presidente Joe Biden está presidindo uma comissão de peritos que farão recomendações sobre o controle de armas para o presidente Obama até o fim do mês.

Obama afirmou que estabelecer mais controle para o acesso de armas vai ser uma das suas maiores prioridades.

Ninguém quer ver de novo qualquer coisa parecida como a chacina de 26 pessoas — com 20 crianças entre a vítimas — em uma escola. Mas se os políticos querem criar novas leis sobre armas, aqui estão 5 fatos que eles precisam saber.

1. Crimes violentos – inclusive crimes violentos usando armas – vem apresentando uma queda monumental nos últimos 20 anos.

A taxa de crimes violentos – que inclui assassinatos, estupros, e espancamentos – é metade do que era no início dos anos 90. E crimes violentos envolvendo o uso de armas vem caindo em um ritmo similar.

2. Massacres não vem aumentando nos últimos anos.

Apesar dos eventos de Sandy Hook ou do tiroteio no cinema de Aurora, Colorado, massacres não estão se tornando mais frequentes. O criminologista James Allen Fox da Northeastern University, especialista no assunto, afirma que: “Não existe nenhum padrão, nenhum aumento.” Outros dados mostram que o pico de massacres se deu 1929.

3. Escolas estão ficando mais seguras.

No país inteiro, escolas estão menos perigosas do que costumavam ser. Nos últimos 20 anos, o número de furtos por 1.000 estudantes caiu de 101 para 18. A taxa de vítimas de crimes violentos saiu de 53 para 14 por 1.000 estudantes.

4. Nunca houve tantas armas em circulação como agora.

Nos últimos 20 anos, praticamente todos os estados no país liberalizaram as regras para a posse de armas e muitos estados expandiram as leis que permitem portar armas escondidos na roupa. Existem cerca de 300 milhõe de armas nos Estados Unidos e ao menos uma arma em 45% das residências. Ainda sim, o índice de crimes envolvendo armas conntinua a cair.

5. Banir armas pesadas não funciona

Enquanto muitas pesoas clamam pelo restabelecimento da proibição federal sobre armas de assalto – uma categoria arbitrária para armas que não tem uma definação clara – pesquisas demonstram que isso não influencia na viol~encia e no crime. Um estudo concluiu que: “Caso seja renovado, os efeitos do banimento na violência com armas são, no melhor dos casos, pequenos, talvez tão pequenos que não sejam possíveis de serem medidos”.

O massacre na escola primária de Sandy Hook foi um crime tão horrível quanto parece. Atingiu diretamente o coração do nosso país; o apelo por uma ação é forte e justo. Mas o painel de especialistas de Joe Biden precisa usar a cabeça e não os seus corações se quiserem mexer nas leis sobre armas e nas políticas para segurança nas escola.

Nos últimos anos doze anos, muitas políicas – o Patrioct Act, a Guerra no Iraque, os resgaste aos bancos – foram feita com base na emoção e idelogia.

Restringir ainda mais o direito de portar armas não vai acabar com nossa dor e trazer de volta nossas perdas, mas apenas criar muito mais problemas para o nosso futuro.

Escrito por Nick Gillespie. Produzido por Amanda C. Winkler.

Vá em http://reason.com/reasontv/2013/01/10/reasons-5-facts-on-guns-and-gun-violence para mais detalhes sobre os dados apresentados.

Transcrição de Rafael da Gama
Tradução e sincronização de Ivanildo Terceiro

Original

Portal Libertarianismo: “Evoluindo Ideias e Indivíduos.”
www.libertarianismo.org


Sobre o autor

Reason Magazine

Reason é uma revista libertária publicada pela Reason Foundation. Com uma circulação de cerca de 50.000 exemplares, foi eleita uma das melhores revistas dos EUA pela Chicago Tribune.

Nick Gillespie

Nick Gillespie é editor-chefe do Reason.com e Reason. TV



Voltar ao Topo ↑