Publicado em 9 de junho de 2014 | por Nick Gillespie

3 razões de porquê todas as crianças deviam assistir South Park

Para ativar as legendas, clique no botão esquerdo ao lado da engrenagem.

Um dos programas de TV mais controversos e de maior duração de todos os tempos, South Park, está começando a 17ª temporada.

Apesar de ser um desenho, South Park foi o primeiro programa de TV semanal a receber uma censura MA, o que significa que é para maiores de dezoito anos.

E é certamente repleto de linguagem obscena, humor politicamente incorreto, e situações adultas.

Mas também é verdadeiramente educativo, especialmente para crianças. Então aqui estão três razões porque todos os pais deveriam fazer seus filhos assistirem South Park.

Razão 1: desrespeite minha autoridade

Praticamente cada episódio mostra a diferença entre autoridade legítima e abuso de poder e alarmismo. Seja o babaca Eric Cartman perseguindo judeus e enlouquecendo como guarda de trânsito ou o ex-vice-presidente Al Gore tentando assustar e deixar os garotos histéricos com o Homem Urso Porco.

South Park sempre enfatiza pensar por si mesmo.

Razão 2: Respeite a verdadeira diversidade!

As crianças de hoje são constantemente bombardeadas com louvores à tolerância e diversidade que soam vazios ou falsos.
Mas South Park encoraja um verdadeiro caráter de viva e deixe viver que infelizmente falta no currículo do ensino básico e médio.

Razão 3: Enfatiza a responsabilidade pessoal

Dentre os valores centrais de South Park está assumir a responsabilidade por suas ações.

No episódio onde o pai de Stan desenvolve um problema com a bebida e busca intervenção sobrenatural como cura, é a criança quem dá o sermão no pai sobre auto-controle e responsabilidade.
Mas a lição mais duradoura de South Park não é encontrada em nenhum episódio específico, mas sim no curso do show e nas carreiras de seus criadores, Trey Parker e Matt Stone.

O show cresceu a partir de vídeos anteriores, incluindo um de 1995 que pôs Papai Noel contra Jesus em uma luta até a morte sobre o verdadeiro significado do natal.

Agora, quase 20 anos depois, Parker e Stone criaram um dos maiores programas de TV de todos os tempos, junto com filmes inesquecíveis como o suspense ‘Team America’ e o sucesso da Broadway ‘O Livro do Mórmom’. Eles não são fãs acríticos de Walt Disney, mas suas carreiras são um testemunho de sua crença de que “se você pode sonhar, você pode fazer”.

De uma forma quase sem paralelo, Parker e Stone ensinam todas as nossas crianças de que criatividade e trabalho duro – e uma habilidade de rir do que a vida lhe impõe – realmente compensam no longo prazo.

Transcrição de Henrique Vicente
Tradução de Rafael
Sincronização de Ivanildo Terceiro

Original

Portal Libertarianismo: “Evoluindo Ideias e Indivíduos.”


Sobre o autor

Nick Gillespie

Nick Gillespie é editor-chefe do Reason.com e Reason. TV



Voltar ao Topo ↑