Caminho: Manuais Como escrever um artigo
 
 

Como escrever um artigo

E-mail Imprimir PDF

Versão 1.0 (atualizado em 05/03/2011)

Esse guia foi feito para você que tem disposição para defender o Libertarianismo, mas que nunca tentou escrever um artigo. Com esse guia você vai poder começar a escrever artigos, seja para esse site ou para até mesmo a imprensa. Lembre-se que você só vai conquistar as habilidades nessa tarefa seguindo essas dicas e praticando. Quanto mais você escrever, mais os seus artigos tendem a ficar mais claros e explicativos.

  1. Para escrever um artigo de qualidade é necessário conhecer profundamente o que deseja escrever. Pesquise anteriormente sobre o tema e procure outros artigos, ensaios, vídeos ou livros, principalmente os que discordam do que você vai apresentar.
  2. Tente não dividir o artigo em tópicos. Apesar desse recurso ajudar a organizar o pensamento que você vai apresentar, ele atrapalha a leitura as vezes faz com que o texto fique totalmente desconexo.
  3. Tente utilizar a voz passiva ao escrever. Evite o uso da primeira pessoa do singular. Para quem não sabe o que é voz passiva, clique aqui.
  4. Evite a utilização de gírias. Quando isso não for possível, coloque uma nota explicativa no final do texto, explicando em detalhes o que significa. Não explica uma gíria utilizando outra; também diga aonde ela geralmente é utilizada.
  5. Até os públicos mais específicos podem não saber o que significam todas as siglas, como BACEN. Escreva o nome completo sempre e explique em nota o que determinada organização ou instituição faz. Em caso de dúvida, coloque o país de onde é proveniente.
  6. Analise utilizando a pirâmide abaixo qual será o argumento que você vai utilizar. Se o seu argumento for abaixo de Contradição, pesquise mais sobre o tema, pois você está querendo insultar, e não fazer uma crítica.
  7. Utilize a norma culta da língua portuguesa. Sempre escreva o artigo em um programa que tenha corretor ortográfico. Se possível, peça outra pessoa para ler; a chance dela encontrar erros é maior do que a pessoa que escreveu o artigo.
  8. Sempre utilize citações e dados para fortalecer a posição defendida. Além de tornar o artigo mais sério, aumenta as chances do leitor concordar com o que está dizendo.
  9. Coloque as referências que você utilizou para escrever o artigo. Assim quem se interessar em aprofundar sobre o tema, terá material para pesquisa.
  10. Comece o artigo respondendo as seguintes perguntas. Quem? O que? Quando? Onde? Porque? Como?
  11. Um artigo tem começo, meio e fim. O começo é a dica 10. O meio você expande suas ideias. E no fim você demonstra as consequências.