casamento gay

Publicado em 8 de janeiro de 2015 | por Roger Scar

Senador libertário quer legalizar casamento gay na Austrália

Único representante do Partido Liberal Democrata na câmera alta australiana, o senador David Leyonhjelm propôs o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. Seu projeto acompanha uma vontade expressa do povo da terra dos cangurus, uma pesquisa recente mostrou que 72% dos moradores da ex-colônia britânica apoiam a medida. O Senador invocou ilustres pensadores como Milton Friedman, Hayek e até mesmo o famoso Ludwig von Mises em seu discurso, carregado de muitos pensamentos coerentes com o liberalismo defendido por seu partido.

Leyonhjelm disse: “Foram economistas como Friedman, Hayek ou Mises que produziram estudos inovadores, mostrando que os indivíduos tendem a fazer escolhas melhores para si do que os especialistas contratados para decidir em seu nome.”  Stuart Mill e sua célebre frase também foram citados: “Sobre seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano.”

Ao que tudo indica, existem grandes possibilidades de este projeto ser aprovado. A notícia aponta uma possível – e provável – relutância por parte da coalizão do ministro Tony Abbott, que pertence ao Partido “Liberal” da Austrália, entretanto os rumores apontados pela matéria são de que os partidos poderão deixar o voto livre, e é isso o que aparentemente a maior parte da população deseja.

Ainda em seu discurso, David Leyonhjelm acrescenta que compreende o direito das instituições privadas em aceitarem ou não o casamento entre iguais, reconhecendo que estas instituições podem ter as próprias regras.

É interessante fazer um paralelo entre o Brasil e a Austrália. Aqui, não temos políticos eleitos que sejam efetivamente liberais. Mesmo entre candidatos já é muito difícil de encontrar. Isso ocorre porque nosso país ainda está a recapitular as ideias desta vertente, após ela ter ficado apagada por algumas décadas. No momento, alguns autoproclamados liberais brasileiros se misturam muito com o pensamento conservador ou, ainda, com progressistas. É preciso amadurecer a ideia e separar o joio do trigo.

Em entrevista ao The Guardian, Leyonhjelm  acredita que os senadores que compõem a bancada governista serão liberados para votarem como acharem melhor, destacando que essa é uma posição que é consenso até mesmo entre alguns que são contra a sua lei. Por estes e outros motivos, as chances do casamento gay ser aprovado na Austrália são bem promissoras.

(vimos na Reason)


Sobre o autor

Roger Scar

Escritor desde os 12 anos. Atencioso, dedicado e ácido. As melhores definições são estas.



Voltar ao Topo ↑