Como se proteger da espionagem governamental e de hackers
Ultimamente a espionagem tem se convertido em um problema importante não só para autoridades, como para todos os cidadãos. Por trás do hackeamento da companhia Sony, tem surgido a necessidade cada vez mais urgente de se proteger contra os ataques cibernéticos de todo tipo, para evitar a violação da privacidade.
Existem várias ferramentas para vigiar qualquer cidadão, entre eles as escutas, interceptação de mensagens de celulares, localização por GPS e o hackeamento pela internet. Contudo, existem alguns métodos para se proteger desses intrusos, informa o portal russo Ferra.
1. Escutas Telefônicas
A maioria dos celulares operam com GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) que é muito vulnerável a espionagem. Apesar de que o GSM é muito comum, existe outro análogo, o CDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código) que é um padrão mais caro, mas muito mais seguro. Os telefones que só contém o CDMA em sua estrutura são bastante limitados, apesar de oferecem ao seus usuários mais segurança para que suas conversas telefônicas não sejam interceptadas.
2. Interceptação de Mensagens
O principal conselho, segundo os experts, é não entregar seu telefone a ninguém. O segundo modo de proteção é a criptografia. Diferentes companhias tem elaborado várias aplicações para a codificação das mensagens. Assim o Android conta com o Secret Message e iOS com iCrypter, os quais em parte ajudam a resolver o problema.
3. Localização por GPS
Se você quer se proteger desta detecção, os experts recomendam simplesmente retirar o chip SIM do celular. Por outro lado existem aplicativos que permitem aos usuários criar pontos de localização falso em Paris ou Roma. Para Android, o aplicativo se denomina “Fake GPS” e o do iOS Fake-A-Location.
4. Ataque de Hackers
A regra número um, segundo o site, é não se limitar apenas a senha para acessar as redes sociais. É preciso recorrer a verificação instantânea por meio de SMS, apoiada pela maioria dos servidores e de gigantes como o Facebook, além de recomendada por experts.
Por fim, para navegar com segurança na Internet sem o temor de que os seus dados sejam roubados é necessário está conectado ao servidor proxy. Para isso se podem usar os seguintes aplicativos: Tor e Orbit para os usuário do Android e Red Onion para os do iOS.
//Tradução de Adriel Santana. | Artigo original.