chinese salt

Publicado em 16 de dezembro de 2014 | por Russ Silva

O fim do monopólio mais antigo do mundo está próximo

Segue abaixo a notícia escrita por Gwynn Guilford para o site Quartz.


A partir de 2016, China iniciará o processo de liberalização de seu monopólio de 2600 anos sobre o sal de cozinha – abrindo à concorrência o monopólio mais antigo do mundo.

Nesse momento, a China National Salt Industry Corporation é a única entidade com permissão para vender sal na China. E é um grande negócio. A China produz mais sal que qualquer outro país e, se você contar a demanda da indústria química, usa 25% de todo o sal consumido no planeta, reporta o jornal China Daily.  

Na verdade, a demanda é tão grande que o sal contrabandeado é um problema recorrente. Desde 1994, Pequim tinha sua própria força policial especial  controlando o monopólio do sal, a qual chegou a empregar, em certo momento, mais de 25.000 oficiais, segundo reportagem da Forbes, Brian Viard. Em 2013, Taobao, o grande mercado online do Alibaba, e outros sites de e-commerce lançaram uma missão contra o comércio ilegal de sal para se adequar às regulações governamentais.   

O controle governamental do sal começou no estado independente de Qi – hoje a província de Shandong – durante o o período de Primavera e Outono Chinês (722 a 479 a.C.), aproximadamente na mesma época na qual Confúcio viveu. Em 119 a.C, o imperador Han instituiu-a nacionalmente. O sucesso de alguns impérios chineses às vezes dependeu do controle do fornecimento do sal. Enquanto, com frequência, um recurso crítico da receita governamental, o sal era tão valioso que permitiu o surgimento de dois contrabandistas que levaram eventualmente à queda das dinastias Tang e Yuan (link em chinês).


Monopólios só geram vantagens para os donos. Para o resto da sociedade dependente do monopólio, problemas e mais problemas. Crime, preços distorcidos (na maioria das vezes, para mais), gastos governamentais desnecessários, ineficiência na produção e comercialização…

Só espero que o fim do monopólio da Petrobrás chegue antes de 4600 d.C.

// Notícia traduzida por Matheus Pacini e revisada por Russ da Silva.

Link para a notícia em inglês.


Sobre o autor

Russ Silva

Administrador e tradutor do Portal Libertarianismo.



Voltar ao Topo ↑