instagram da polícia da islândia

Publicado em 8 de janeiro de 2015 | por Ivanildo Terceiro

Islandeses não querem que sua polícia tenha metralhadoras

O Instagram da polícia da Islândia é uma das coisas mais divertidas do mundo. Basicamente são fotos dos policiais islandeses fazendo qualquer coisa – até consertando esteiras ou fazendo bonecos de neve, menos combatendo os crimes inexistentes da ilha.

Se existe um lugar pacífico, com certeza é o local onde temos que ir caso desejemos viajar ao centro da Terra. O país lidera há sete anos consecutivos o Índice de Paz Global, apenas a unidade de elite da polícia (que tem o sugestivo nome de Viking Squad) porta pistolas, não existe serviço secreto, nem exército, a guarda costeira patrulha os mares e o espaço aéreo com quatros aviões e três navios, tendo disparado apenas em treinamentos nos seus quarenta anos de história.

Em dezembro do ano passado, um homem com problemas mentais, que estava realizando disparos à esmo e ameaçando seus vizinhos foi morto pelo Esquadrão Viking após uma longa operação que envolveu bombas de gás lacrimogêneo, dois policiais feridos, e uma tentativa de salvar a vida do atirador após ele ser atingido. Detalhe, essa foi a primeira morte de toda a história da polícia islandesa e deixou o país inteiro em choque.

Morando em um país tão perigoso, os islandeses reagiram com indignação quando descobriram um acordo secreto entre o governo local e o da Noruega para o fornecimento de 250 submetralhadoras à título de preparativos contra o terrorismo. O governo islandês diz que foi um presente. O governo da Noruega diz que não tem nada a ver com isso e apresentou até nota fiscal da compra. Nesse jogo de empurra, anunciou-se que as armas seriam devolvidas, entretanto, a polícia afirmou que apenas estava procurando outro fornecedor, mas isso não aconteceu até agora.

É importante notar algumas coisas nessa história. O fato dos policiais não portarem armas faz com que a maior parte deles se dedique única e exclusivamente a servir e proteger a população, em vez de realizarem os rotineiros abusos que estamos acostumados a ver. Não só isso, como é interessante notar o poder de federações políticas menores se submeterem a vontade dos indivíduos, algo assim seria impossível no Brasil dado o nosso tamanho.

instagram islandia

Preocupação do dia: consertar a bike da galëre

(vimos no O Globo)


Sobre o autor

Ivanildo Terceiro

#estagiário e moleque insolente do Portal Libertarianismo



Voltar ao Topo ↑