guerra as drogas

Publicado em 21 de janeiro de 2014 | por Rodrigo Viana

A história da guerra às drogas… em quadrinhos!

Como foi que os Estados Unidos chegaram na conclusão de banir as drogas? Como isso se deu? Bem, esta é uma das questões levantadas em diversas discussões quando o assunto é drogas. Um dos principais temas em debates de nosso tempo.

O quadrinho “Guerra às Drogas”, produzido pelo cartunista Stuart McMillen, se baseia na história de vida e nas conclusões do renomado economista Milton Friedman. Indo à luz da história, Friedman previu certos acontecimento que poderiam ocorrer com o banimento das drogas pelo governo. Previsões embasadas no banimento do álcool que houve no início do século 20, sob a Lei Seca americana. Acertadamente, Friedman percebeu que a proibição das drogas além de ser imoral, por ir contra a liberdade de escolha de cada um, era totalmente ineficaz. E esta ineficiência causava efeitos desastrosos em vários setores da sociedade.

Longe de querer passar uma mensagem “pró-drogas” ou da “imoralidade do uso”, o quadrinho traça todo o resultado danoso que a proibição trouxe nas últimas décadas deixando tais condutas de valores ao leitor.

Stuart McMillen

Stuart McMillen no centro

Stuart McMillen é um cartunista australiano que trabalha em diversos segmentos como nas áreas de ciência, sustentabilidade, ecologia, educação e outros. Normalmente como freelancer.

Para ler este interessante trabalho (com tradução em português) clique aqui.


Leia Também:

• Por que as drogas deveriam ser legalizadas, por Milton Friedman

• Por que tantos criminosos violentos não vão para cadeia?


Sobre o autor

Rodrigo Viana

Rodrigo Viana é um anarquista individualista, escreve para o blog 'Mercado Popular' e mantém os blogs 'A Esquerda Libertária' e 'Libversiva!'. Polêmico, não perde uma oportunidade de ver um bom quebra-pau no melhor estilo "Alborghetti". Seu twitter é @VDigo.



Voltar ao Topo ↑