Anarquismo de Mercado EEPM_parte1

Publicado em 9 de abril de 2014 | por Rodrigo Viana

Fundamentos teóricos: teoria do valor

Retornamos com a série sobre o livro Estudos na Economia Política Mutualista do economista Kevin Carson. O que vemos agora é a análise completa da teoria do valor no resgate do valor-trabalho (também conhecida como Princípio do Custo) fundamentada pelos economistas Adam Smith e David Ricardo.

O que segue é a primeira parte completa do livro, chamada de Fundamentos teóricos: teoria do valor, traduzida e revisada para o português.

Nesta parte Carson fundamenta a teoria do valor-trabalho desmascarando as falsas interpretações dos economistas marginalistas (sobretudo de Eugen von Böhm-Bawerk) referente aos economistas clássicos, como também criticando e denunciando a versão do valor-trabalho marxista e seus erros basilares. Como construção teórica, Carson adiciona a teoria da utilidade marginal, embora denunciando o modo deturpado que os marginalistas aplicam-na, e elabora uma versão da teoria da preferência temporal para o corpo da teoria do valor-trabalho como um todo.

Essa parte do livro é composta por três capítulos:

  • O ataque marginalista à economia política clássica: uma avaliação e contra-ataque (capítulo já disponibilizado anteriormente para download).
  • Uma reformulação subjetiva da teoria do valor-trabalho
  • Preferência temporal e a teoria do valor-trabalho.

Nestes três capítulos Carson constrói uma teoria consistente do valor-trabalho para ser usada como apoio na análise contra o capitalismo corporativo dominante. Que é isso o que ocorrerá nos próximos capítulos, uma verificação histórica da economia dos primeiros países industrializados através de uma perspectiva livre-mercadista anti-capitalista. Por isso, aguardem as próximas postagens.

Segue abaixo a primeira parte do livro contendo seus três capítulos disponibilizados para download:

 

Estudos na Economia Política Mutualista – Parte 1


Sobre o autor

Rodrigo Viana

Rodrigo Viana é programador, tradutor e escreve para os blogs 'Mercado Popular', 'A Esquerda Libertária' e mantém o blog 'Libversiva!'. Siga seu twitter: @VDigo.



Voltar ao Topo ↑