Esquerda Libertária EEPM_parte 2_intro

Publicado em 11 de junho de 2014 | por Rodrigo Viana

Exploração e os meios políticos

Mais uma vez volto a apresentar novidades na tradução do livro Estudos na Economia Política Mutualista do economista libertário Kevin Carson. Nos capítulos anteriores Carson apresentou uma remodelação na Teoria do Princípio do Custo buscando apoio tanto em economistas clássicos como Adam Smith e David Ricardo, quanto em teóricos radicais pró-mercado e economistas marginalistas. Assim ele finalizou a primeira parte de seu livro referente a teoria do valor. Mas agora, na segunda parte do livro, o assunto é diferente pois Carson foca na história para explicar o capitalismo corporativo, desde sua origem na era pós-feudalista/ mercantilista, até o cenário econômico intervencionista atual.

A segunda parte se inicia com uma introdução e cinco capítulos, do qual a introdução é a mais nova tradução disponibilizada para download. Carson introduz sua análise com críticas à Marx e Engels referente a influência do poder coercivo no que toca a “Acumulação Primitiva”, contudo sem negar esse fator histórico. Ele coloca a teoria política de Marx e Engels contra a parede ao salientar que o poder coercivo é a causa da exploração econômica, e mostra uma melhor explanação através de teorias libertárias. Sendo assim, o autor chega à conclusão de que não foi o mercado a causa para o aparecimento do capitalismo de estado, mas o próprio estado.

Contando com uma pesquisa profunda, a parte dois de Estudos… é um revisionismo histórico feito através de uma análise acurada do cenário econômico. Isso faz com o que o trabalho de Carson se figure como uma das principais fontes em prol de mercados inteiramente livres já escrito neste início de século.
Segue abaixo o livro traduzido com a primeira parte e a introdução à segunda parte disponível para download:

Estudos na Economia Política Mutualista – Intro parte dois


Sobre o autor

Rodrigo Viana

Rodrigo Viana é programador, tradutor e escreve para os blogs 'Mercado Popular', 'A Esquerda Libertária' e mantém o blog 'Libversiva!'. Siga seu twitter: @VDigo.



Voltar ao Topo ↑