Caminho: Blog VII Diário do Intervencionismo
 
 

VII Diário do Intervencionismo

E-mail Imprimir PDF

Agora é a vez do transporte público. Segue a matéria do Terra sobre a nova lei aprovada em um município do Espírito Santo.

Um projeto de lei que dá direito ao pagamento de meia passagem para quem viaja em pé no ônibus foi aprovado por unanimidade na noite de terça-feira na Câmara do município de Vila Velha, na Grande Vitória. O projeto é assinado pelo vereador Ozias Zizi. A passagem em Vila Velha custa R$ 2,30.

"Queremos diferenciar os passageiros que viajam sentados dos que fazem o trajeto em pé nos ônibus. Não é justo todos pagarem a mesma tarifa", disse o autor do projeto. Vereador e presidente da Casa, Ivan Carlini apresentou uma emenda ao projeto que determina que os passageiros não poderão mais viajar em pé nos ônibus do município. As medidas têm causado polêmica na cidade. Agora, o prefeito Neucimar Fraga tem 15 dias para acatar ou vetar o projeto.

Se essa lei for aprovada com as emendas propostas, irá acontecer o mesmo que ocorreu com os cinemas. Quem pagava um valor baixo vai passar a pagar um valor muito mais alto e quem vai pagar "meia", vai acabar pagando quase o mesmo valor de antes. Isso sem contar na dificuldade de implementação de tal sistema, porque como vão considerar quem só fica sentado metade da viagem ou outros períodos de tempo indeterminados?

A solução para abaixar as tarifas e fazer justiça não é tentar administrar concessões via legislação, mas separar completamente o estado do setor de transportes.