Introdução a filosofia liberal

Muito poucas, no Brasil, são as obras dedicadas à filosofia política. E nenhuma, ao que saibamos, foi até hoje dedicada à análise do pensamento político liberal. Dessa forma, a presente obra de Roque Spencer Maciel de Barros, professor de Filosofia e História da Educação da Universidade de São Paulo e colaborador assíduo dos jornais “O Estado de São Paulo” e “Jornal da Tarde”, é de algum modo, um trabalho singular na nossa literatura filosófico-política.

Seu livro se divide em duas partes, a primeira estudando de forma original as diferentes etapas da filosofia liberal e a segunda examinando uma série de temas de interesse permanente de filosofia política. Na primeira parte desfilam diante de nossos olhos o sistema do Liberalismo Clássico, o Liberalismo Romântico, o Liberalismo Cientificista e o Liberalismo Moderno, cada uma dessas etapas apresenta-se a partir da concepção do homem e do mundo que lhe dá forma e permite estruturar-se. Pois o liberalismo é visto neste livro não como mera doutrina política e econômica, mas como uma concepção da existência, do “posto do homem no cosmos”, ligada à afirmação da liberdade moral, da transcendência humana em relação ao dado, da valorização da originalidade pessoal e criadora. E é em função dessa visão, historicamente elaborada na primeira parte, que, na segunda parte do livro, o autor examina, sistematicamente, em seus ensaios, alguns grandes temas do pensamento político.

Trata-se, assim, de um livro indispensável não apenas para os estudiosos da filosofia política, de educação e de ciência humanas, em geral, mas para todos aqueles que se preocupam com o destino do homem, posto em choque hoje pela massificação e pelo totalitarismo, que o A estuda em seas raízes, denunciando-lhes os perigos.

A humanidade do homem, como quer o A, é o produto de sua liberdade; por isso mesmo, é preciso defender essa liberdade, mostrar as ameaças que sobre ela pesam, a fim de que essa humanidade não pereça. É precisamente isso que faz este livro.


Anarquia Cotidiana

Stefan Molyneux

Clique aqui para ler

As Engrenagens da Liberdade

David D. Friedman

Clique aqui para ler

Teoria do Caos

Robert P. Murphy

Clique aqui para ler

Vícios não são crimes

Lysander Spooner

Clique aqui para ler