Em berço esplêndido

Em berço esplêndido (ensaios de psicologia coletiva brasileira) increve-se entre as contribuições mais importantes ao estudo da cultura brasileira. Seu autor, o embaixador Meira Penna, realiza aqui uma análise em profundidade da alma nacional, utilizando como instrumento metodológico a psicologia arquetípica de Jung. Na introdução deste volume, o segundo de uma trilogia consagrada à abordagem dos vários aspectos da vida brasileira, explica o autor:

?A obra de análise foi concebida em três volumes. Este livro deve ser considerado a segunda parte de uma trilogia iniciada com a publicação do ensaio Psicologia do Subdesenvolvimento. Será em breve acompanhado pelo terceiro e último tomo, que se intitulará A Utopia Brasileira.

Se em Psicologia do Subdesenvolvimento abordei mais concretamente os aspectos sociais e políticos da problemática brasileira (e daí a influência saliente das ideias sociológicas de Max Weber), neste volume e no seguinte procurarei explorar em profundidade a psique nacional, naquilo que se permite oferecer a uma tão delicada operação. Serão os aspectos de nossa mitologia materna, ao sondar as facetas da grande mãe que nos domina, inicialmente abordados. Delineia-se assim o caráter do que chamo de ?sociedade erótica?, com seus traços afetivos e emocionais mais salientes, suas virtudes e seus defeitos. No livro seguinte pretendo continuar a análise com um debate em torno da nossa mentalidade nacional, particularmente seus aspectos intelectualmente sombrios, seus dons compensatórios de intuição e sua preocupação eminentemente cambiante e futurista.

A análise da nossa persona cultural segue-se imediatamente a da nossa ?sombra?. Surgirão as esperanças do que, já com certo otimismo, chamamos nossa cultura brasileira. Assim, concluiremos a trilogia que, se não tiver outro méritos, terá pelo menos o humilde valor de haver tentado, pela primeira vez em nossa terra, abordar uma ?psicanálise? coletiva, em termos de categorias arquetípicas bem definidas.


Anarquia Cotidiana

Stefan Molyneux

Clique aqui para ler

As Engrenagens da Liberdade

David D. Friedman

Clique aqui para ler

Teoria do Caos

Robert P. Murphy

Clique aqui para ler

Vícios não são crimes

Lysander Spooner

Clique aqui para ler