Occupy Wall Street prostestando

 

Queridos membros da esquerda moderada,

Os Estados Unidos estão sofrendo de corporativismo e “capitalismo de compadres” em proporções colossais. Nós estamos fomentando uma plutocracia na qual o governo serve aos interesses de uma elite financista e dos presidentes de grandes empresas à custa de todo mundo.

Você sabe disso e protesta em alto e bom som. Mas a culpa é sua. Você causou esse estado de coisas. Pare com isso.

Ao contrário de nós, libertários, vocês possuem e tem possuído poder politico significante nos Estados Unidos no decorrer dos últimos 50 anos. O que fizeram com tal poder? Vocês lubrificam a máquina corporativista em todas as oportunidades. Vocês pioraram as coisas, não melhoraram. Nossos problemas atuais são consequência de suas ações. Vocês são os culpados.

Vocês precisam parar.

Nós dissemos a vocês que isso aconteceria, mas vocês não ouviram. Vocês protestam, com toda a razão, que as agencias regulatórias são controladas pelas corporações que supostamente deveriam controlar. Bem, fato, nós dissemos que isso aconteceria. Quando vocês criam um poder – e vocês adoram fazê-lo – os inescrupulosos buscam tomar aquele poder para seu benefício pessoal. Repetidamente, os inescrupulosos tem êxito. Nós dissemos a vocês que isso aconteceria e relatamos precisamente de que forma.

Vocês protestam, talvez corretamente, que as corporações são simplesmente muito grandes. Bem, ok, nós dissemos que isso aconteceria. Quando você cria sistemas fiscais, regimes regulatórios e regras de licenciamento complicadas, essas regulações naturalmente levam à seleção de corporações cada vez maiores. Dissemos a vocês que isso aconteceria. É claro que essas grandes corporações, então, apossam-se dessas regras, códigos e regulações para colocar sua concorrência em uma situação de desvantagem e para nos explorar. Nós dissemos a vocês que isso aconteceria.

Não é nenhum mistério. É a economia de escolha pública. Você reconheceu, corretamente, que a escolha pública era uma ameaça a sua ideologia. Dessa forma, vocês não ouviram, pois vocês não queriam estar errados. A escolha pública previu que os programas governamentais que vocês criaram com o objetivo de resolver os problemas iriam frequentemente, ao invés disso, exacerbar tais problemas. Bem, a evidência existe. Vocês estavam errados e a Teoria da Escolha Pública estava certa. Se vocês possuem o mínimo de decência, é hora de admitir que estavam errados e que devem mudar. Parem de piorar as coisas.

Vocês gastaram os últimos 50 anos fortalecendo as corporações e os mais inescrupulosos entre os ricos. Vocês aumentaram o risco moral no setor financeiro. Vocês criaram o sistema que socializa os riscos, mas privatiza os lucros. Vocês criaram o sistema que cria um laço profundo entre a equipe de Obama e o Goldman Sachs. Existe uma razão pela qual Wall Street financia Obama. Deve-se ao fato de que vocês, a esquerda moderada, são seus maiores apoiadores de Wall Street. Oh, eu sei que vocês protestam contra Wall Street. Mas as suas ações falam mais alto do que suas palavras.

Você reluta: o problema não são as politicas regressivas pró-mercado da era pós-Reagan? Por favor, pessoal. Falando sério. Reagan usou um monte de retórica pró-mercado, pró-liberdade, anti-governo, mas o cara não era um libertário e ele pouco fez para tornar o país mais libertário. Reagan gastou muito e por isso aumentou a dívida. Ele dobrou o numero de importações com restrições comerciais. Ele levou a cabo uma política externa militarista. Ele aumentou ao invés de diminuir o tamanho, escopo e poder governamental. Reagan fomentou a guerra contra as liberdades civis dos norte-americanos as drogas. Ele não foi nem mesmo um grande desregulador – Carter foi. Veja além da retórica, para a realidade. Reagan foi na prática só uma versão mais militarista de um de vocês. (Mais militarista? Talvez, eu esteja dando a vocês muito crédito. Enquanto gastamos a Black Friday comprando, Obama gasta-a com o seu exército assassinando crianças afegãs inocentes.)

Apontem seus dedos para vocês mesmos. Vocês, esquerdistas, são os responsáveis.

Agora algumas notícias boas. Diferente de nós, cidadãos libertários, vocês, membros da esquerda moderada, irão continuar a defender e exercer o poder. Então, aprendam um pouco sobre a Escolha Pública e usem o que aprenderem na prática. Eu estou pronto para perdoar-lhes, se vocês estiverem prontos para mudar.

***

Tradução de Matheus Pacini. Revisão por Russ Silva.

 


Veja também

 

Como o corporativismo está destruindo economia.

Corporativismo na legislação tributária.

O que é Escolha Pública?


Anarquia Cotidiana

Stefan Molyneux

Clique aqui para ler

As Engrenagens da Liberdade

David D. Friedman

Clique aqui para ler

Teoria do Caos

Robert P. Murphy

Clique aqui para ler

Vícios não são crimes

Lysander Spooner

Clique aqui para ler