8 motivos para não ser sustentável
- Escrito por Anthony Ling
- Acessos: 588
Por Anthony Ling
A sustentabilidade ambiental na arquitetura (e em tudo mais que quer ser ambientalmente sustentável) pode ser defendida com 2 argumentos:
1) Os recursos naturais estão acabando, principalmente combustíveis usados para energia. Se continuarmos construindo da mesma maneira, a Terra se tornará em um lugar escuro, poluído e inabitável.
2) O uso da edificação produz CO2 em excesso, principalmente no gasto de energia elétrica, proveniente de combustíveis fósseis, que está provocando mudanças climáticas que já apresentam consequencias horríveis no planeta, e piorarão no futuro se não tomarmos ação.
Então, em contagem regressiva, meus 8 motivos favoritos para não ser sustentável:
8) Não podemos aceitar ambos argumentos simultaneamente. Se os recursos naturais acabarem, não teremos mais o que queimar e produzir CO2 na atmosfera. Fonte
7) Os argumentos não levam em conta a relação de preço relativo à escassez. Se os recursos naturais diminuírem, eles ficarão mais caros, fazendo com que as pessoas os gastem menos, chegando na sustentabilidade via alternativa de mercado. Isso só não acontecerá se os governos continuarem subsidiando os preços de energia elétrica e da água por considerá-las "direitos do cidadão". Se quiserem fazer política social, então que implementem o imposto de renda negativo. Se quiserem ser sustentáveis, deixem o preço da energia livre. Senão um dia vamos ligar a torneira para lavar nossa calçada e não veremos água saindo da mangueira.
5) O número de escândalos, posições contrárias e dissidentes do grupo defensor da tese alarmista de mudanças climáticas aumenta todo dia. Uma rápida busca no Google confirma essa afirmação.
4) Sustentabilidade ambiental não é de graça. O dinheiro que é gasto em edifícios sustentáveis em locais em que isso não seria economicamente necessário (qualquer centro urbano que esteja conectado ao grid de infraestrutura) poderia estar sendo gasto em milhares de outras coisas querealmente podem ajudar a melhorar o mundo. Escuta esse cara que você entenderá melhor.
3) Existem muitas outras maneiras muito mais preocupantes de causar uma catástrofe para a humanidade, em um espaço de tempo muito mais próximo. Duas delas são o supervírus e a guerra nuclear. Que tal a gente investir em salvarnos disso do que construir telhados verdes?
2) Adaptação, investimento em infraestrutura é muito mais barato que sustentabilidade. Só se você acha que U$45 trilhões é pouco. Qualquer país desenvolvido está mais protegido contra qualquer impacto ambiental no futuro que um subdesenvolvido. Pedir para os pobres não se desenvolverem para ser sustentáveis é muita falta de respeito.
1) Cada vez mais estamos à mercê de políticas que tiram nossa liberdade com a justificativa de sustentabilidade. Estão acabando com os carros, obrigando-nos a reciclar, tornando árvores privadas em propriedade do governo, aumentando os impostos para subsidiar painéis solares entre outros gastos estúpidos e fazendo lavagem cerebral nas crianças. Até onde isso vai?
Adicionado 18/6: Me expressei de forma errada ao escrever apenas "acabando com os carros" no item 1, já que a quantidade de carros nas cidades é muito acima do nível ótimo dada à situação de tragédia dos comuns com as ruas. O problema é acabar com os carros de forma arbitrária, e não através de políticas de mercado como taxas de congestão, citadas neste blog aqui.